quarta-feira, 11 de março de 2015

DEFINIÇÃO E SENTIDO DA FILOSOFIA NO MUNDO

Boa Tarde, Amigos.

Nestes primeiros três dias de aula, conversamos sobre os fatos da vida cotidiana.

Por falar nisso, desde ontem, terça-feira, dia 10 de março de 2015, choveu muito em Benjamin Constant.

E, ao que parece, isso afetou negativamente as conexões de internet e telefone na cidade. Mas continuamos nosso trabalho, mesmo com algumas dificuldades.

O que só foi possível devido à prestimosa atenção que o pessoal do INC tem nos dado, especialmente a Dona Nécia, sempre com um chazinho de folha de laranja para ajudar a digerir o delicioso Tacache do café da manhã, o Sr. Roberto, da Coordenação Administrativa, o Professor Gabriel Zannata, que está no exercício da Coordenação Acadêmica, o Professor Ricardo Morais, Diretor da Unidade, o Professor Max, que está de férias, mas que sempre nos tem oferecido grande apoio, o Senhor Raimundo, que tem dos auxiliado na condução diária, a Professora Perpétua, que está substituindo a Professora Alciney na Coordenação do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, ao pessoal da Biblioteca, ao pessoal da segurança, à Professora Flávia Mello, que nos permitiu trabalhar no Observatório de Educação e aos estudantes, que estão me recebendo com muito respeito e cordialidade.

Não tenho o que reclamar da hospitalidade daqui. Pelo contrário, tenho tido acesso ao que de melhor o INC dispõe para o desenvolvimento de nossas atividades docentes.

Agradeço a todos pela ótima acolhida.

Muito Bem.

Só para lembrar um pouco do que foi o nosso trabalho nesses primeiros encontros, quero ressaltar que nossa preocupação foi a de criar as maneiras mais favoráveis ao despertar do interesse dos estudantes pela disciplina. Trata-se, para alguns deles, de uma novidade, embora, provavelmente, eles já tenham tido algum contato com a disciplina ou seu conteúdo durante o ensino médio, pois sabemos que, nesse nível da educação formal, é obrigatória a oferta de Filosofia e a de Sociologia.

Aliás, a ideia de criar o Blog nasceu em decorrência dessa preocupação. Acreditamos que o nosso êxito depende da maneira como os estudantes irão reagir às ideias apresentadas nos primeiros dias de aula a propósito do Sentido e do Significado da Filosofia.

Com a leitura dos textos de Michel Foucault sobre o poder da mídia na formação do pensamento contemporâneo e sobre o peso da autoridade intelectual no estabelecimento dos discursos e demais modalidades de expressão das ideias, intentamos fomentar a reflexão sobre como surge em cada um de nós o que a Professora Marilena Chauí chama de "Atitude Filosófica". 

Talvez os jovens de hoje estejam mais familiarizados do que os que pertencem à geração dos anos 1980 e ao início dos anos 1990, quando a chamada "patrulha ideológica" vigiava e punia ostensivamente os movimentos alternativos, os artistas, intelectuais, novos hippyes, punks, darks, góticos e outras tribos. Eu mesmo já não sei como os jovens atuais se identificam.

Acredito, porém, que, apesar de adotarem estilos próprios, os rapazes e as moças de hoje possuem muitas coisas em comum com os do passado. Arrisco a dizer que alguns temas continuam na seara do tabu ou das interdições religiosas, morais, sociais e estéticas. Um indicador que essa hipótese possui alguma pertinência é a nova composição dos parlamentos brasileiros, que, segundo dizem os especialistas, hoje é mais conservador do que nas últimas legislaturas.

Bem, para não me desviar muito do nosso Plano de Trabalho, devo justificar esse comentário dizendo que foram duas as ideias que desenvolvemos até agora: 1. A Filosofia se caracteriza por duvidar do estabelecido e do óbvio: 2, a Filosofia é uma reflexão sobre nossas maneiras de pensar, falar e agir.

Portanto, já que estamos nos ocupando da formação de futuros professores de ciência, que deverão se encarregar de ensinar a biologia e a química, outro não pode ser nosso assunto senão a vida em todas as suas dimensões, fisiológica, orgânica, social e espiritual.

Partimos do pressuposto que os enunciados da Biologia e da Química nos oferecem o paradigma do que conhecimento que nossa sociedade validou como verdadeiro. O que não quer dizer que devemos aceitá-los sem submetê-los às questões que fazem da filosofia o que ela é: uma inquietação sobre o que é a realidade, sobre a razão de ser das coisas e sobre a maneira como as coisas se apresentam e se transformam; inquietação que não se debruça somente sobre as coisas externas, mas que somente alcança suas metas mediante o exame do pensamento, interrogando-o sobre o seu ser, as suas capacidades e as suas finalidades.

Registro, para encerrar esta postagem, que fiquei muito contente com os comentários e as postagens que os estudantes publicarm no Blog.

Abraços!

2 comentários:

  1. To gostando bastante de suas aulas, pois não tinha estudado ainda com esse metodo de estudo, que por sua vez, esta sendo ótimo. Obrigada por aceitado o convite da nossa coordenadora e por esta aqui dando essa disciplina de indrodução à filosofia. Boa tarde!!!!

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    1. Obrigado, Margred. Sua participação tem sido muito importante pra toda turma.

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